sexta-feira, 6 de abril de 2007

Sopa de Coentros (Açorda Alentejana)

As coisas que leva (para 4 pessoas):
- 1 molho de coentros
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sobremesa de sal grosso
- 4 colheres de sopa com azeite
- 1,5 litro de água a ferver
- 400 grs de pão caseiro (duro)
- 4 ovos

Como se faz:
Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros e os dentes de alho cortados e o sal grosso. Deita-se esta papa numa terrina e rega-se com o azeite. Introduz-se então na terrina o pão, cortado em cubos com uma faca e escalda-se tudo com a água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Depois, tapa-se a terrina por forma a permitir que o pão amoleça. Colocam-se os ovos sobre a sopa, na terrina, imediatamente antes de pôr na mesa.

2 comentários:

  1. Dentes de alho chegam perfeitamente o pão deve ser cortado em pequenas fatias e não aos cubos e primeiro coloca-se a agua e só depois se introduz o pão
    Ah! e como se diz em puro alentejano não é ne terrina mas sim na plancana
    ahahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto de sentir o alho inteiro, prefiro esmagá-lo. Também prefiro o pão em pedaços mais pequenos do que fatias. Pondo o líquido depois do pão e mexendo, consigo também uma boa mistura e obtenho mais facilmente, doseando a água, a consistência que desejo. Na minha casa usamos terrinas de sopa. Admito que não faça as coisas da forma tradicional, mas é como gosto mais. ahahah porquê?

      Eliminar