domingo, 22 de abril de 2007

A História de Portugal lá fora


É com curiosidade que muitas vezes descobrimos livros em línguas estrangeiras com temas relativos à História de Portugal e aos portugueses. Nalguns casos sentimos a falta de uma edição em língua portuguesa (mesmo assim, gostaria de saber que a nossa Biblioteca Nacional não está desatenta relativamente a estas edições de livros estrangeiros sobre as nossas coisas). Aqui vão 3 exemplos:

The First Global Village de Martin Page

Encontramo-lo com facilidade na maioria das boas livrarias desde o ano da sua edição, 2002. É da editorial Notícias apoiado pela Fundação Oriente e pela FLAD (Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento). É um livro muito elogioso para o carácter dos portugueses. Sendo de uma editora portuguesa porque é que nunca foi traduzido?

A History of Portuguese Overseas Expansion 1400-1668 de Malyn Newitt

Embora dedicado só ao período da expansão marítima mas chamando a atenção para o facto da odisseia dos portugueses estar espalhada por todos os continentes e ainda ser hoje relativamente mal conhecida.
Malyn Newitt é um professor inglês especialista em estudos portugueses, com vários livros publicados.

“Portuguese” Style and Luso-African Identity de Peter Mark

Este professor americano foi descobrir para seu próprio espanto, a influência decisiva do legado dos portugueses na cultura africana da Senegambia (do Senegal à Gâmbia). Por exemplo, uma das mais curiosas e inesperadas influências é ao nível da arquitectura.

Sem comentários:

Enviar um comentário