sexta-feira, 18 de maio de 2007

O Cão da Serra da Estrela



















A APCSE, Associação Portuguesa do Cão Serra da Estrela irá realizar nas Penhas da Saúde, a 26-27 de Maio, a XVII Exposição Monográfica do Cão Serra da Estrela.

"(...) a independência, que os animais desta raça gostam de ter, enraíza na forma como os seus antepassados faziam a guarda do gado. Eles procuravam, por sua iniciativa, sítios altos onde tentavam captar as feromonas (mensageiros químicos odoríferos transportados pelo ar) dos lobos. Se estes fossem detectados nas imediações, logo os cães tentavam proteger os rebanhos, mas de uma forma a não permitir que os carnívoros deles se aproximassem. Para esta forma de actuação, eles necessitavam de liberdade de acção, não podiam estar a cumprir estritas ordens do pastor(...)"
Ver em http://www.apcse.com.pt/
















.

Logos das Associações Americana e Sueca do Cão Serra da Estrela. Há muitas associações nacionais da raça por esse mundo fora. É uma raça reconhecida pela FCI - Federação Cinológica [Canina] Internacional. Ver em http://www.fci.be/

3 comentários:

  1. Gloca, devidamente identificado, alertou-me por email para a seguinte situação:

    "No Cão da Serra da Estrela existem duas variedades : pêlo curto e pêlo comprido."

    E aconselhou-me consultar http://alpetratinia.blogspot.com/

    São notáveis os exemplares do Cão da Serra da Estrela aí expostos. Aconselho a todos os interessados uma visita ao sítio do Canil de Alpetratínia, no Fundão. Incluirei um link neste blogue.

    Muito obrigado caro Gloca

    ResponderEliminar
  2. Quando com 9/10 anos, acompanhando meu Pai, nas faldas baixas da da Serra da Estrela, ele caçando, eu dando os meus primeiros passos, na arte de caçar, muitos cães da Serra, encontrava e, sem me aperceber que eles me não conheciam, mas com a simplicoidade que demonstrava como simples que era, tinha como reompenda um olhar meigo e uma passagem da língua pelo meu rosto, que me sabia aos beijos de minha Mãe.
    Os anos já vão nos 80 mas, o doce daqueles beijos ainda perdura...
    fernando palha

    ResponderEliminar
  3. Caro Fernando Palha,

    É um testemunho bonito. Eles sempre foram os nossos melhores amigos, verdadeiros e leais.
    Muito obrigado pelo seu comentário.

    Melhores cumprimentos

    Ricardo Esteves

    ResponderEliminar