domingo, 10 de junho de 2007

A Casa de Borgonha e Portugal - III

Os Verdadeiros Senhores do Anel

É curioso também, saber que os borgonheses (ou burgúndios) são um antigo povo do noroeste germânico que emigra para Sul, como outros povos germânicos, como os vândalos, os visigodos e os suevos, ocupando o vazio deixado pela decadência do Império Romano. Os borgonheses são os principais protagonistas da Canção dos Nibelungos (anões...), um conhecido poema épico medieval das culturas germânica e escandinava.

Baseado na mitologia pré-cristã dos povos do Norte da Europa, o poema conta como Siegfried - com a sua espada especial Notung - vence o dragão e ajuda os borgonheses a apoderarem-se do tesouro dos nibelungos, o seu posterior assassínio e a vingança de sua mulher Kriemhild. Inspirado nele, Richard Wagner compõe no século dezanove a sua tetralogia O Anel dos Nibelungos e Tolkien no século vinte, o Senhor dos Anéis.
.
A tradição mitológica da Canção dos Nibelungos é recuperada pelos cristãos através da lenda de São Jorge e do dragão. São Jorge é o primeiro santo padroeiro de Portugal.
.

A Ordem de Cister

Geralmente destaca-se a influência dos Templários, do seu espírito guerreiro e de cruzada e da sua influência e simbologia, mais tarde herdada pela Ordem de Cristo.

Esquecemo-nos injustamente da importância da Ordem de Cister. A Ordem de Cister de Claraval era um aperfeiçoamento da Ordem Beneditina de Cluny, influenciando vários aspectos da então atrasada sociedade medieval portuguesa:
- Técnicas - os monges da ordem eram habilidosos artesãos e evoluídos agricultores;
- Religião - o culto mariano, muito prezado por São Bernardo e difundido pelos monges brancos típicos desta ordem;
- Arquitectura - o mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, fundado em 1178, que é o primeiro monumento gótico construído em território português;
- Conhecimento - foi fundada a primeira escola aberta ao público em Portugal.
.
Foi no códice da livraria de Alcobaça, que se transformou na primeira biblioteca do país, que se descobriram a Carta de Preste João (com o título De India et de euis mirabilibus – Sobre a Índia e as suas maravilhas), o Navigatio Brendani e muitos outros textos medievais cuja influência em Portugal sabe-se ter sido muito importante. As obras eram copiadas e trocadas pelos vários mosteiros da congregação, desde a Inglaterra até Portugal.
.
Hoje, que é dia de Portugal, devem também ser lembrados Afonso Henriques e Bernardo de Claraval.

2 comentários:

  1. Olá!

    Kuan Yin conduziu-me aqui!
    Vou deixar aqui o link do Livro de Portugal...eu não tenho Blog.

    Liz

    Livro de Portugal:
    http://sapal.jconserv.net/viewtopic.php?t=63&start=0

    ResponderEliminar