sábado, 23 de junho de 2007

Ovos à Dona Maria José

Trata-se de uma receita muito muito simples, sem sal, fazendo uma refeição leve e que embora deva ser servida quente é adequada para comer no Verão. Pode ser acompanhada por exemplo com uma salada. Os ingredientes são apenas ovos, fiambre, béchamel e um pouco de margarina:

Ingredientes para 6 pessoas:

- 6 ovos
- Pacote de Fatias de Fiambre de Perna Extra Nobre 200gr
- 2 pacotes béchamel Parmalat de 200ml
- Margarina Vaqueiro q.b.

Todos os ingredientes têm código 560 (Fabricado em Portugal).

Para efectuar a preparação precisamos apenas de usar 6 tigelinhas de pyrex (também servem formas de alumínio, só que depois não se pode levá-las ao microondas) de capacidade não superior a 1,5 decilitros.

Preparação:

- Untar as tigelinhas com um pouco de margarina
- Forrar cada tigela com duas fatias de fiambre. Na parte superior da tigela, dobrar as pontas das fatias do fiambre, de maneira a não ultrapassarem o topo da tigela (as fatias formarão assim uma concha dentro da tigela).
- Abrir e colocar 1 ovo em cada tigela. Ver figura.
- Cobrir o ovo com o molho béchamel, com cuidado, sem misturar o molho no ovo. Não encher totalmente a tigela com o béchamel, deixando 1 dedo de distância entre o molho e o cimo da tigela, para que não transborde quando fôr ao forno.

Levar a forno médio durante 30-40 minutos. Nos últimos 5 minutos ligar o grelhador da parte de cima do fogão para corar. Tirar do forno, aguardar 10 minutos e estão prontos a comer.
.
Retiram-se da tigela directamente para o prato, com a parte de cima para baixo, como se se tratasse de um pequeno pudim.
.
Quando sobram alguns, costumo guardar no frígorifico e aquecê-los no microondas na refeição seguinte. Mantêm-se excelentes.

2 comentários:

  1. já experimentei e gostei imenso. Foi muito prático. Mas errei numa coisa:o forno estava demasiado quente e queimou um pouco. São ovos deliciosos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Há só que ter esse cuidado, e nham, nham!

    ResponderEliminar