terça-feira, 10 de julho de 2007

Bocage II - Setúbal e o poeta

Nasceu em Setúbal a 15 de Setembro de 1765 e faleceu em Lisboa a 21 de Dezembro de 1805. O seu pseudónimo Elmano Sadino, vincava as suas origens setubalenses.
.
Desde tempos muito antigos que Setúbal é porto de mar, terra de pescadores, de comerciantes de sal e de peixe salgado.
Setúbal é, pelo menos do tempo dos fenícios. A nossa primeira História de Portugal, escrita por Fernando Oliveira cerca de 1580, conta que Setúbal é não apenas a primeira cidade a ser fundada no actual território português como também a primeira da Península Ibérica. O seu fundador terá sido Túbal, filho de Japeto e neto de Noé, após o Dilúvio (ver “O Mito de Portugal” de José Eduardo Franco, editado com o apoio do Centro de História da Faculdade de Letras de Lisboa, 2000):

Túbal chegou por mar ao rio de Setúbal, cidade cujo nome significa “morada de Túbal”, porque “Set” é palavra da Arménia donde Túbal era natural e quer dizer morada, como sedes em latim. Túbal começou em seguida a povoar a península, cujo primeiro nome foi Tubália, sendo os povoadores descendentes designados por Túbales.

.
O dia da cidade é o dia do nascimento do poeta Bocage: 15 de Setembro. A Camara de Setúbal planeou um conjunto de iniciativas para comemorar o bicentenário de Bocage em 2005. Embora com 2 anos de atraso, o 10 de Junho de 2007 realizou-se em Setúbal sendo o ponto alto das comemorações o discurso de João Bénard da Costa lembrando que Bocage com esse célebre soneto em que de Camões disse: “Modelo meu tu és…”, estava a inaugurar uma infindável série de poemas em louvor do Poeta dos Lusíadas.


.
Mas Bocage, Elmano Sadino, ao contrário de Camões, não foi só um poeta elitista, mas um poeta do povo e em particular de Setúbal.
.
Vitorino Nemésio disse que Bocage é a figura central da cidade de Setúbal, onde está uma espécie de altar, para o qual todos os setubalenses voltam os seus olhares.
.
.
.
.
.
Em fotos: a Praia de Banhos antiga, a Asa do Avião e a Praça do Bocage.

Sem comentários:

Enviar um comentário