terça-feira, 11 de setembro de 2007

Etimologias populares I – Aveiro, Cascais e Mirandela












O povo conta coisas engraçadas e sabe tornar-se muito inventivo no que toca ao nome de terras e de lugares. A memória dessas histórias perde-se no tempo, quase sempre. Vejamos algumas.

Aveiro
O nome existe devido às muitas aves que tem aquele local e diz a lenda, onde habitava um conhecido caçador de aves ou...aveiro.

Cascais
Jesus Cristo terá vindo a fugir dos judeus que o perseguiam para lhe fazer mal, até chegar à famosa baía, onde terá dito aos seus perseguidores que o maltratavam “até aqui me cascais”.

Mirandela
Havia uma lavradeira de nome Comba que despertou os desejos do líder mouro da terra, o emir Orelhão. Opondo-se ela aos seus desejos, o emir matou-a. A lavradeira vivia na serra perto da povoação, que tem agora o nome de Serra de Santa Comba. Mirandela significaria então A mira dela ou mirando ela, visto que a serra onde Comba vivia, fica mesmo de frente a Mirandela. Próximo, há o lugar de Lamas de Orelhão.

Por vezes as autarquias vão recuperar as antigas lendas, que fazem parte da cultura da nossa terra e publicam-nas, como é o caso da Câmara de Mirandela: ver no excelente sítio da câmara em http://www.cm-mirandela.pt/index.php?oid=3255 , as histórias do concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário