quinta-feira, 17 de abril de 2008

Os comboios a vapor dos Caminhos de Ferro Portugueses

Porque incluí neste blogue, ontem e anteontem, um pequeno conto sobre uma viagem de comboio dos anos 20 do século passado, lembrei-me de pesquisar na Rede pequenos filmes com velhos comboios. Há vários. Cá está um na linha do Douro [e a propósito, será uma pena se a linha do Tua tiver de fechar por razões de segurança, pois sem dúvida, ela é uma das mais espe(c)taculares linhas de caminho de ferro em Portugal].

A viagem mais extraordinária que fiz de comboio, foi numa automotora, há mais de 40 anos, na antiga linha do Vouga. Creio que partimos de Aveiro e fomos até Viseu. Embora fosse muito novo, devia ter 8 ou 9 anos e estivessemos no mês de Setembro, pois íamos - eu e a minha tia-avó - à feira de S. Mateus de Viseu, nunca esquecerei as impressões causadas pela beleza das paisagens naturais. Depois disso, já andei de comboio em belíssimas paisagens na Alemanha e na Suiça, mas nunca nada se comparou, pelo menos subjectivamente, ao que essa viagem gravou na minha memória de garoto.

Os Caminhos de Ferro Portugueses (CP) que já têm mais de 150 anos, ainda têm locomotivas a vapor a funcionar, que são usadas para certas viagens especiais (ver http://www.cp.pt/).



1 comentário: