terça-feira, 13 de maio de 2008

10 de Maio: o primeiro dia de Pangea

Hoje é dia 13 de Maio, 91 anos depois dos acontecimentos registados em Fátima. Há 3 dias atrás foi outro dia importante: o dia de Pangea. Pangea é o nome do continente único dos primeiros tempos do planeta Terra. Ao longo de milhões de anos esse continente original começou-se a separar em vários pedaços: Eurásia, África, Oceânia e América.
Decidiu-se marcar a data de 10 de Maio de 2008 para a primeira comemoração do dia de Pangea, como se o mundo estivesse ainda todo unido: sem divisões políticas, de interesses, religiosas ou culturais. Pretendeu-se realçar o que une todos e não o que divide - todos somos humanos, e afirmar a tolerância e a paz entre todos os povos. Foi no passado Sábado.

Neste blogue alertámos para o dia de Pangea com muita antecedência, em 17 de Setembro de 2007. Devemos orgulharmo-nos porque um dos grandes filmes apresentados no Pangea Day é do português Luís Manuel Almeida e chama-se “Pago para ver”. Outro filme em destaque, foi o notável filme moçambicano “A Bola”, de Orlando Mesquita, incluído no excerto abaixo apresentado, que corresponde aos primeiros vinte minutos dessas comemorações, espalhadas por vários pontos do globo, entre os quais o Brasil.

Sem comentários:

Enviar um comentário