sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Milú (1926-2008)

video.
.
“Milú, nome artístico de Maria de Lurdes de Almeida Lemos (Lisboa, 24 de Abril de 1926 - Cascais, 5 de Novembro de 2008)
Presença assídua na rádio, onde aos dez anos começou a cantar. Estreou-se no cinema, aos doze anos, com uma breve participação no filme A Aldeia da Roupa Branca, de Chianca de Garcia, ao lado de Beatriz Costa.
Em 1943 interpretou Luisinha de O Costa do Castelo, de Arthur Duarte. Volta a ser dirigida pelo mesmo realizador nos filmes O Leão da Estrela (1947), O Grande Elias (1950) e Dois Dias no Paraíso (1958).
Participou ainda em filmes de Manuel Guimarães, Costantino Esteves, Armando de Miranda, Perdigão Queiroga e, já em Espanha, de Ladislao Vajda. Vivendo uma época de ouro do cinema português, entre os anos 40 e 50, a sua beleza e fotogenia encantou gerações de portugueses e portuguesas, pelo que a compararam às estrelas de Hollywood. Chegou a filmar em Espanha.
A sua voz imortalizou músicas como A Minha Casinha e Cantigas da Rua. No teatro salientam-se as suas interpretações em espectáculos de revista, nomeadamente no Teatro Avenida e Teatro Variedades.
Viveu no Brasil entre 1960 e 1968.
O filme Kilas o Mau da Fita, de José Fonseca e Costa (1984) foi a sua última aparição no cinema.
Foi distinguida pela Secretaria de Estado da Cultura com uma condecoração de mérito artístico. Em 2007 foi agraciada com a Ordem Militar de Sant'Iago e Espada, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.”
..................................... [em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mil%C3%BA]

Sem comentários:

Enviar um comentário