sábado, 17 de abril de 2010

Tarzan é angolano - II

.



Onde se poderá encontrar a localização exata da região onde Tarzan nasceu e viveu em África? Interessa saber em primeiro lugar que Edgar Rice Burroughs era um conhecedor bastante competente de geografia e de cartografia: o outro grande herói de Burroughs, “John Carter of Mars”- precursor de Buck Rogers e de Flash Gordon, tem cartas geográficas bastante precisas, desenhadas pelo autor (ver Mapa 1), do planeta Marte e da localização do mundo de Barsoom (Marte), sítio das aventuras.
.
 Ora o que é para mim difícil na determinação da terra natal de Tarzan, é que temos duas informações aparentemente contraditórias: 1500 milhas da Cidade do Cabo e Latitude Sul de -10 graus. O primeiro local corresponde à cidade de Benguela e o segundo é junto ao Cabo de São Brás, 130 quilómetros Sul de Luanda. Entre o paralelo -10 e Benguela temos quase 300 quilómetros em linha recta! Extensão excessiva, dois locais completamente diferentes. No entanto, se efetuarmos a medição do percurso marítimo para a Cidade do Cabo em milhas náuticas, o novo local será relativamente perto, 50 quilómetros a Sul do Cabo de São Brás, próximo da desembocadura do rio Longa, a Norte de Porto Amboim (ver Mapa 2*).
*Nota: felizmente existe hoje a possibilidade de ter a ajuda do Google Earth em http://earth.google.com/.
.
Analisando mais em detalhe as duas informações dadas por Burroughs, “about 10 degrees South/ cerca de 10 graus Sul” e “in the direction of Cape Town, fifteen hundred miles to the South/ na direção da Cidade do Cabo, quinze centenas de milhas para o Sul” verificamos ser duas indicações pouco precisas, admitindo alguma margem de erro. A latitude poderá ser entre 9 e 11 graus e a distância para Cape Town entre 1550 e 1450 milhas (ver Mapa 3).
.
.Acresce outro fator muito importante, o ambiente da história africana de Tarzan, onde encontramos gorilas, animais da densa selva tropical húmida, e também animais que habitam a savanas, como leões, rinocerontes e grandes elefantes. Por isso, a região tem de ser um misto de selva e savana, ou de transição entre as duas. Além disso, está também descrito que a selva deverá prolongar-se até junto das areias da praia banhada pelo Oceano Atlântico.
.
Nestas condições, penso que a localização mais provável é a barra do Cuanza (ver Mapa 4).
.  
-- Este artigo foi escrito em conformidade com o novo acordo ortográfico (com a ajuda dos programas Word e Flip)--

2 comentários:

  1. Segundo a narrativa de Burroughs, o local onde foi construída a cabana onde
    nasceu Tarzan situava-se 800 km ao norte da Cidade do Cabo, no litoral oeste da África. Esta informação é dada em "Tarzan of the Apes", ou
    Tarzan, o Filho das Selvas, no momento em que o professor Porter (pai de
    Jane) e seu auxiliar encontram-se perdidos na floresta avançam em
    direção errada. Portanto, Tarzan nasceu em South Africa, ou África do
    Sul! Bem perto do mar. (Paulo Tadeu Luccas-Porto Alegre-Brasil)

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo,
    Se ler o original de Burroughs em inglês: "It never occurred to either of these impractical theorists to call aloud on the chance of attracting their friends' attention. Instead, with all the assurance that deductive reasoning from a wrong premise induces in one, Mr. Samuel T. Philander grasped Professor Archimedes Q. Porter firmly by the arm and hurried the weakly protesting old gentleman off in the direction of Cape Town, fifteen hundred miles to the south."
    Não são 800 km.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar