terça-feira, 8 de março de 2011

Portugal e o Mundo

A relação do nosso pequeno país com o resto do mundo é algo de único e extraordinário pois fomos nós que pela primeira vez pusemos em contacto todos os povos do mundo. Povos africanos, asiáticos e americanos contactaram pela primeira vez com ocidentais através dos portugueses. Documentámos distâncias, tempos de viagem, cartas marítimas e terrestres, ventos e climas, fauna e flora, usos e costumes dos povos. É difícil que alguém possa sequer pensar fazer a história da civilização humana, sem referir os descobrimentos e a presença dos portugueses por toda a parte. A sua influência estende-se a todos os continentes, da economia às ciências exatas, da religião à cultura. Nos mapas e tabelas abaixo[*] podemos avaliar, apenas pelas datas e pela localização das dioceses e missões católicas, a expressão universal da influência portuguesa.

Clique em cima do mapa para o poder ampliar e ler os detalhes 




















[*] Em O Itinerário de uma Cristandade, de Manuel Ferreira da Silva, Portuguese Voyages to Asia and Japan in the Renaissance Period - Procedings of the International Conference, Sophia University, Tokyo, September 24-26, 1993.

2 comentários:

  1. Assim como também é a nossa caída em desgraça,somos tipo o vencedor do euromilhões que desbaratou tudo não??Mas sem duvida que tivemos grande influência no mundo de então e no de hoje,para o bem e para o mal.Infelizmente hoje colhemos apenas o mal ou será meu pessimismo demasiado?

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão. Será que um dia saberemos transformar esse passado em algo de positivo? Sem pretender falar de coisas muito complicadas, repare apenas na influência dos portugueses na gastronomia em todos os continentes.

    ResponderEliminar