quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Feliz Natal 2012

























O Natal, é uma data da religião cristã, mas não só. Não sendo religioso, gosto de comemorar o Natal como uma festa da família centrada nas crianças e nos mais velhos. De certa forma é uma celebração da natalidade, no seu sentido lato, da maternidade e do ciclo da vida humana. O Natal é algo de  endógeno que sinto dentro do meu pobre  espírito ateu. Há naturalmente a forte razão cultural da tradição familiar, mas se se quiserem encontrar motivos mais profundos, desde há muito tempo, pelo menos desde o Neolítico, que os povos primitivos assinalavam cerimonialmente o período que corresponde ao Solstício do Inverno no hemisfério Norte. Para os chineses, a chegada do Inverno, o dong zhi, marca o início do ano e para os antigos egipcíos, o dia 25 de Dezembro era o do nascimento de Hórus - sua mãe Isis era, como a mãe de Jesus, tida por virgem. Também é nesta altura do ano que se celebra o Chanucá judaico e o Pancha Ganapati hindu. O tempo do Natal é em suma uma festa histórica e global da humanidade. Está mesmo para além das religiões e é secular, pois é marcado pelo calendário astronómico. 
Feliz Natal!!!

3 comentários:

  1. Olá
    Nunca tinha visto uma alusão ao Natal tão focada no essencial, isto é a comemoração do ciclo da vida.Bom, e os presentes?E a festa do ano novo ?È pagã ( devo dizer é ateia?) e comemora o ciclo "do calendário"?
    A vida do bébé é mamar.Certo.Aqui funciona a História do Amor?Do amor dos homens ao planeta?Ou dos homens aos homens?
    Bom Natal

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Estou a repetir o comentário. O Natal não será sobre a História do Amor , o amor ao Planeta , à geração seguinte,o amor do Homem para com o Homem?
    E o ano novo é também uma festa religiosa,de fundo religioso, ou a festa do tempo cosmológico?
    Bom natal

    ResponderEliminar
  3. São muitas perguntas. Algumas coisas serão hábitos culturais mais ou menos recentes e importados, como a árvore de natal e o pai natal. Quando desejamos "Boas Festas", incluímos o "Ano Novo", o "Natal" e o "Dia de Reis", que se realizam na mesma altura do ano. Todas estas festas, bem como as nossas tradicionais "Janeiras", têm uma significado muito próximo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar