terça-feira, 12 de março de 2013

O Solar do Bitoque: provavelmente o melhor bitoque de Portugal.


Claro que não tenho a pretensão de conhecer todos os bitoques portugueses. Ninguém conhece porque é tarefa impossível. É um prato típico, portuguesinho da Silva e são muitos os milhares de locais onde é servido. Talvez uma vida a comer um bitoque todos os dias em sítios diferentes não chegasse. Mas não conheço nenhum bitoque tão bom quanto este d’ O Solar do Bitoque. É um grupo de restaurantes/cervejarias populares em Sintra, Cacém, Torres Vedras, Mafra e Cascais. O termo popular não quer significar de menor qualidade, aliás o bitoque é qualquer coisa de excecional. Só conheço o Solar do Bitoque de Cascais. É mesmo junto à entrada da praça onde se encontra o edifício da Câmara Municipal de Cascais. Aqui vão umas fotos e a morada (ver no final a minha Declaração Formal de Interesses).


O bitoque desta casa é um bife fino, de carne magra sem gordura, que nos tapa o prato por completo. Por cima, é colocado um ovo estrelado e um simples e delicioso molho de alho. Como já não cabe mais nada no prato, as batatas fritas de palito são servidas em travessa à parte. Para nos mostrar como esta gulodice é feita, o Solar do Bitoque resolveu fazer um pequeno vídeo que aqui trago. Poderão pensar o que quiserem, mas nada substitui a experiência que é comer um bitoque destes. Atrevo-me a dizer que é melhor que chocolate e o preço é uma agradável surpresa. Em Cascais, então, o Solar do Bitoque é dos locais onde se pode comer bem, sair de barriguinha cheia e com a camisa ainda vestida. Quando faz bom tempo, a esplanada é muito agradável. Pessoalmente, desde que sejam locais limpos e civilizados, prefiro os ambientes popularuchos e informais das nossas cervejarias tugas, a muito restaurante “seleto”. É algo que nos põe logo à vontade. Além do seu bitoque fora de série, servem outras coisas boas. Vão ver à página da internet do Solar dos Bitoques.

video


Declaração Formal de Interesses:
Assumo pretender que a empresa O Solar do Bitoque e seus colaboradores, tenham grande sucesso, e continuem assim durante muitos e bons anos a servir-me o seu excelente bitoque.

Sem comentários:

Enviar um comentário